quinta-feira, 18 de março de 2010

"Se a tua mãe fosse lésbica, mudava alguma coisa?"

Depois da aprovação pelo parlamento da igualdade no acesso ao casamento, a ILGA lançou uma campanha pela discriminação dos homossexuais mas é já visível a sua próxima batalha, que se adivinha tão dura quanto complexa: a adopção.


A teoria da história defende que a mentalidade de um povo é aquilo que mais tempo demora a mudar, sobretudo no que se refere a assuntos fracturantes. Mas os portugueses parecem estar no bom caminho. Veja-se a aceitação da legislação dos casamentos homossexuais, cuja prova está no facto de, depois da recente legalização dos casamentos homossexuais pela Assembleia da República, a maioria dos portugueses (52%) ver com bons olhos o casamento entre pessoas do mesmo sexo, contra 46,4%, que querem um referendo sobre o assunto. Defendido pelas alas mais conservadoras da sociedade, o referendo tem perdido apoiantes desde 2006, alvo revelador da mudança de mentalidade, agora mais, confortável com o tabu e receosa da mudança.


Mas o salto será dado quando a sociedade conseguir aceitar algo bem mais complexo que é a adopção de crianças por casais do mesmo sexo. Ciente de que ainda há um (longo) caminho a percorrer, e como que aproveitando o momento da discussão, a ILGA lançou um campanha publicitária anti-homofobia, no sentido de preparar mentalidades para esse passo seguinte: a adopção.


Segundo a ILGA esta campanha pretende mostrar "que é tempo de reconhecer que lésbicas e gays são mães e pais, filhas e filhos, irmãs e irmãos, vizinhas e vizinhos, amigas e amigos, familiares ou colegas e que é tempo de deixar de dizer 'eles' e 'elas' e de finalmente passarmos todas e todos a dizer 'nós'."


Fonte: DN



6 comentários:

  1. Eu ouvia falar da ILGA na televisão e em jornais e revistas mas não sabia o que era. A nossa publicidade é muito aplativa :)

    ResponderEliminar
  2. se a minha mãe fosse lesbica não mudava nada. Gostei do blog :)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo projecto (: Acho que a ILGA está a fazer um óptimo trabalho na luta contra a homofobia... Agora que o casamento homosexual foi aprovado, vem o mais importante, mudar a mentalidade da nossa sociedade e acabar com estes preconceitos.

    ResponderEliminar
  4. Continuem a publicar textos. Vou seguir o vosso blog. Tem informações interessantes.

    ResponderEliminar
  5. O vosso projecto é extremamente interessante. Alerta para a temática do preconceito, (um tema bastante actual e controverso) e constrói uma mudança de mentalidades, que na minha opinião é urgente. Sou heterossexual mas sou a favor do casamento homossexual, e não vejo razões para o deixar de ser. Acho que o Homem deve ser livre de tomar as suas decisões e escolher com quem quer estar ou não.
    A legalização do casamento já mostrou que a mentalidade do povo português está a evoluir, mas julgo que só daqui a uns aninhos é que estarão preparados para aceitar a adopção de crianças por casais homossexuais. Mas um passo de cada vez. Para lá caminharemos…
    Parabéns, e continuem com o óptimo trabalho que têm desenvolvido até agora. ;D
    Cumprimentos, Joana Carvalho.

    ResponderEliminar